Açúcar branco Açúcar branco

Açúcar e adoçantes alternativos

O açúcar encontra-se escondido em muitos alimentos e para que não se consuma em demasia é necessário ler atentamente os rótulos dos produtos. Existem produtos com menção “sem açúcar” mas que depois têm adoçantes sintéticos em grande quantidade, o que não torna o produto mais saudável. O açúcar pode também aparecer na lista de ingredientes como sacarose. Por isso há que ler bem a lista de ingredientes.

Para adoçar uma bebida ou sobremesas não é preciso usar açúcar branco nem adoçantes sintéticos.

O açúcar branco é refinado, por isso não possui minerais nem vitaminas. É de rápida absorção pelo organismo, provocando picos glicémicos.

Existem também adoçantes artificiais/sintéticos que são ainda menos saudáveis do que o açúcar branco (por ex: aspartame ou Acessulfame-K), por serem muito processados. Estes adoçantes são encontrados em produtos como refrigerantes, pastilhas elásticas, iogurtes ou nos comuns adoçantes usados por diabéticos e pessoas em dietas hipocalóricas.

O consumo de adoçantes dietéticos ou edulcorantes, que inicialmente foram desenvolvidos visando os diabéticos, passou a ser muito consumido pela população em geral por apresentarem poucas calorias.
Os adoçantes utilizados pela indústria alimentar e farmacêutica são substâncias que apresentam um poder adoçante muito superior ao da sacarose (açúcar refinado) e, por isso, são utilizados em quantidades bem menores se comparado ao açúcar de mesa.

Mas existem adoçantes naturais extraídos, por exemplo, da fruta ou de plantas, que são de absorção mais lenta pelo organismo. E contêm ainda algumas vitaminas e minerais.

Açúcar Mascavado (ou de cana ou integral)

Apresenta-se de uma forma mais bruta que o açúcar refinado, pois é menos manipulado. A sua cor varia do dourado ao castanho em função da variedade da cana, da estação em que é colhida, etc.

Contém proteínas, cálcio, fósforo, ferro, sódio, potássio, magnésio, zinco, vitaminas C, B1 e B2.

Açúcar de cocoAçúcar de coco

É um adoçante natural, extraído do néctar da flor do coqueiro, através de um processo natural, por evaporação.
É um açúcar rico em fibra, em especial a inulina, uma fibra dietética com efeitos benéficos prebióticos. Apresenta um baixo índice glicémico e nutrientes como zinco, ferro, cálcio, potássio, ácidos gordos e antioxidantes.

Tâmaras

Ricas em hidratos de carbono e fibra, e ainda em magnésio, potássio e cálcio e vitamina B5.Tâmaras
Veja com atenção o rótulo, deve escolher tâmaras pouco brilhantes, sem cobertura de glicose. Em muitas receitas pode usar tâmaras trituradas como adoçante. Também existe no mercado geleia ou pasta de tâmaras prontos a usar como qualquer outro adoçante.

Outros adoçantes mais naturais

Stevia, xilitol, geleia de agave são exemplos de outros adoçantes preferíveis ao açúcar branco.

Em algumas receitas, por exemplo de bolachas ou panquecas, basta adoçar com banana madura ou maçã.

Existem já no mercado muitas opções de produtos, desde bolachas a chocolates igualmente doces, mas sem adição de açúcar refinado ou adoçantes artificiais. Em casa também pode preparar receitas doces e ao mesmo tempo saudáveis. Basta escolher o adoçante adequado a cada receita. Ou por vezes usar sabores que diminuem a necessidade de tanto adoçante. Por exemplo, se usar canela, baunilha, raspa de laranja ou limão, sumo de fruta ou passas, já torna a receita mais apelativa com menos quantidade de produtos adoçantes.

A necessidade de doce também é uma questão de treino do nosso paladar. Se aos poucos for reduzindo a quantidade de adoçante que coloca numa bebida ou sobremesa, o organismo vai-se habituando a menos doce. Ou quando sente necessidade de consumir um produto doce, pode optar por algumas tâmaras, um punhado de passas ou batata doce assada em vez de um bolo de pastelaria.

Não precisar de usar açúcar refinado para preparar receitas igualmente doces e saborosas, ou para degustar um chocolate ou bolachas. A substituição do açúcar não torna o produto menos apetecível, mas torna-o mais saudável.

 



Inserido em: 2024-03-11 Última actualização: 2024-03-11

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Autores > Redatores > Cristina Rodrigues
Outros alimentos





https://www.escolhasaudavel.com/index.php?&article_id=253