Máquina de sumo Máquina de sumo

Máquina de sumo – o Must Have de todas as estações

Parece que por todo o lado só se ouve falar de sumo verde e detox. Está na moda!

A minha sugestão é olhar para essa tendência com bom senso e aproveitar o que ela tem de bom, que é de facto o consumo de mais produtos verdes.

Beber sumos onde se misturam para além das frutas, legumes crus ou verduras, pode trazer muitos benefícios a uma vida que se pretende saudável.

 Esse tipo de sumo é uma forma de hidratação, adicionando muitas vitaminas, minerais e alguma fibra, para além dos muitos fitoquímicos. É por estas características que também são designados sumos detox. As vitaminas, os minerais e os fitoquímicos, têm no organismo conhecidas funções, fundamentais a uma vida saudável. Um organismo bem nutrido, é um organismo com maior potencial para funcionar de forma mais eficiente, prevenindo doenças e promovendo a qualidade de vida.

sumo-framboesa-macaNa minha experiência profissional verifico que muitas pessoas não consomem frutas ou vegetais, ou que consomem muito pouco e pouca variedade de produtos deste tipo, em especial os mais jovens. Optar por introduzir na alimentação diária, sumos de frutas e legumes, acrescentará com certeza maior qualidade nutricional e uma maior variedade de alimentos, que vão contribuir com diversos nutrientes favorecendo a promoção de uma vida com mais saúde.

As combinações possíveis são muitas, mas pode optar por usar uma ou duas frutas diferentes, um ou dois tipos de vegetais (pepino, alface, couve, cenoura…) e acrescentar gengibre, hortelã, salsa, germinados, erva de trigo, etc.. Conforme vai experimentando vai percebendo a potencialidade das diferentes combinações. É muito importante variar sempre, os alimentos que usa para fazer seus sucos, só assim será uma opção saudável. Prefira produtos biológicos, da época e já agora, se possível, nacionais!

Outra dica importante é que não faça dos sucos sua nova forma de se alimentar, um sumo não substitui uma refeição, os sumos são complementos de uma alimentação variada e saudável. Eles devem enriquecer a sua dieta alimentar e não ser o único alimento do seu dia-a-dia.

Se está a tentar perder peso.

Em especial se estiver tentando perder peso, não abuse dos sumos. Tendo fruta, e por vezes em maior quantidade, são mais ricos em açúcares. Nesse caso, se está tentando emagrecer, opte por apenas uma peça de fruta e mais verduras e sementes. Adicione também um pouco da polpa que é rejeitada pela máquina, para acrescentar alguma fibra e aumentar o grau de saciedade de seu sumo. Prefira consumir o sumo de manhã e fora das refeições principais. Eles irão funcionar como uma fonte de vitaminas e minerais, que com as dietas restritivas podem estar a ser ingeridos em menor quantidade, oferecendo o risco de carências, e os sucos se bem geridos podem ter um papel importante.

sumo-amorasilvestres-macaEm todas as idades e para todas as pessoas.

Os sumos podem ser ingeridos por todos, desde que não possuam nenhuma patologia que tenha particularidades, por exemplo, ao nível da dieta ou questões de interações medicamentosas. Se for o caso, fale com seu médico.

As crianças maiores podem beber sumos, e esses são preferíveis aos refrigerantes, pois são mais ricos nutricionalmente. As crianças menores, até dois anos, podem ver o seu apetite diminuído se lhes forem oferecidos sumos e por isso irão comer menos nas refeições, o que não é conveniente. Às crianças os sumos devem ser oferecidos fora das refeições, nos lanches, para não comprometer o consumo de alimentos na refeição. De qualquer forma se a alimentação da criança for bem gerida, cuidada para ser equilibrada e variada, há lugar para sucos, como forma de aumentar o consumo de vitaminas e minerais.

Já os idosos podem beneficiar bastante com o consumo de sumos, pois muitas vezes a sensibilidade à sede está diminuída e não sentem sede, correndo o risco de estarem desidratados, com riscos até para a lucidez e orientação. Também funcionarão como um coquetel de vitaminas e minerais, pois também muitas vezes o apetite está diminuído, assim como o consumo de legumes ou frutas.

A escolha da máquinamaquina-sumo

Não pensou ser importante este fator? Mas é bem importante. A forma como é feita a extração do sumo influencia a qualidade do mesmo no final. As máquinas que extraem a velocidades mais lentas, com baixa rotação (Slow juicer), têm vantagens, pois a extração é feita a baixa pressão, a frio, sem triturar, favorecendo um melhor aproveitamento de todos os nutrientes, por exemplo das folhas verdes. Normalmente essas máquinas têm também menor consumo de energia, pelo que se tornam mais econômicas. Escolha uma máquina de sumos de baixa velocidade.

Como podemos ver, podemos acompanhar essa saudável tendência, sem cair em extremos e aproveitar os inúmeros benefícios que nos pode oferecer. Um suco não tem de ser o único alimento que consome ao longo do dia, como por vezes se vê sugerido em sites ou revistas. Um sumo natural, feito na hora de consumir, é um alimento rico, cheio de vitaminas, minerais e fitoquímicos, que pode contribuir de forma saborosa para uma alimentação rica, variada e muito saudável.

Divirta-se nessa descoberta e saboreie novas formas de consumir frutas e verduras, enquanto promove uma vida cheia de saúde.

Bom apetite!



Inserido em: 2014-10-13 Última actualização: 2018-04-05

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Autores > Cláudia Maranhoto
Bebidas Saudáveis





https://www.escolhasaudavel.com/index.php?&article_id=118