Clorela Clorela

Clorela – um superalimento desintoxicante

A clorela, também conhecida como Chlorella Pyrenoidosa, ou Chlorella Vulgaris, é uma alga unicelular que cresce em água doce. Sendo um organismo microscópico, foi descoberta somente no século XIX. O seu nome deriva do Grego “Chloros” = verde, e “Ella” = pequeno.

Benefícios e nutrientes

Alguns dos benefícios atribuídos à clorela são melhoria do sistema imunológico, ajuda no combate a infeções (aumento dos glóbulos brancos), aumento das bactérias boas do trato gastro-intestinal - ajuda no tratamento a úlceras, colites, diverticuloses e doença de Crohn.

É também usada na prevenção e tratamento do mau hálito, obstipação, fibromialgia, hipertensão, colesterol alto, alívio do síndroma pré-menstrual, promoção da saúde mental (devido à sua alta concentração de magnésio), reduzir os ataques de asma e aumentar a energia do corpo em geral.

É considerada um superalimento devido à sua elevada concentração de nutrientes, contendo hidratos de carbono, fibras, 60% de proteínas, 18 aminoácidos (incluindo todos os aminoácidos essenciais), assim como diversas vitaminas e minerais.

Algumas das vitaminas e minerais fornecidos pela clorela incluem: ferro, fósforo, cálcio, potássio, magnésio, pro-vitamina A, vitamina C, Vitaminas B (B1, B2, B6, B12), Vitamina E e K.

Devido à sua alta concentração de clorofila, quando aplicada na pele, a clorela contribui para o tratamento de úlceras e erupções da pele causadas pelas radiações no tratamento do cancro, e também para tratar algumas doenças sexualmente transmissíveis, como a tricomoníase.

Têm, ainda, havido algumas pesquisas promissoras, que demonstram que a Clorela combate as infeções. Num estudo relacionado com tumores cerebrais, o Professor Randall Merchant da Virginia Commonwealth University disse que (a clorela) “não fez desaparecer ou diminuir os tumores cerebrais, portanto, não curou o cancro, mas ajudou os pacientes ao melhorar o seu sistema imunitário, resistindo, assim a infeções oportunistas.”

Poder Desintoxicante

Por último, mas não menos importante, de mencionar, ainda, os benefícios desintoxicantes da clorela, tanto usada hoje em dia em programas “detox”.

Ao consumirmos clorela, as funções naturais desta alga vão “agarrar” os metais pesados, químicos e pesticidas que hoje em dia tão commumente se acumulam no nosso organismo pelas mais diversas formas: medicamentos, mercúrio de vacinas, chumbo de tratamentos dentários, flúor e cloro da água, poluição, alimentação, etc. - e, dessa forma, a clorela irá eliminar todos esses metais e toxinas indesejados que estavam depositados no nosso corpo.

Sabiamente, a clorela não elimina os minerais benéficos como o cálcio, o magnésio ou o zinco. Desta forma, consumir clorela será como libertar um pequeno exército dentro do nosso organismo para travar a batalha de remover toxinas dos seus tecidos e levando-os para fora do corpo, onde eles pertencem.

Cultivo e consumo

A Clorela para consumo humano é normalmente cultivada ao ar livre – mais comummente no Japão, Austrália e Sudeste Asiático - em lagos de água doce ricos em minerais e exposta à luz solar natural. Após a sua colheita é seca e triturada e preparada para consumo humano.

Normalmente é consumida em comprimidos, cápsulas ou em pó, neste caso sendo adicionada a líquidos, como água, sumos, bebidas vegetais, batidos, ou adicionada a iogurtes, polvilhada sobre saladas ou incluída nas mais diversas receitas de alimentação saudável.

 

Referências:

http://www.herbwisdom.com/herb-chlorella.html

http://www.webmd.com/vitamins-supplements/ingredientmono-907-chlorella.aspx?activeingredientid=907&activeingredientname=chlorella

https://naturalsociety.com/health-benefits-of-chlorella-disease-fighting/



Inserido em: 2016-11-08 Última actualização: 2016-11-08

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Outros alimentos
Autores > Sónia Cruz





https://www.escolhasaudavel.com/index.php?&article_id=180