Amêndoa com pele Amêndoa com pele

Amêndoas – um superalimento ao alcance de todos

Nos últimos anos ouvimos falar muito sobre superalimentos. Mas o que são afinal os superalimentos? E porque parecem sempre alimentos tão difíceis de ter em casa, comprados só em locais muito específicos e a preços normalmente muito altos? Será essa a verdade? Nem sempre!

Um superalimento é considerado “super” devido, principalmente, à sua composição que pode possuir um nível elevado de determinado nutriente, como vitaminas, minerais, proteínas, gorduras, fibras ou químicos de origem vegetal. São alimentos que contêm nutrientes e compostos bioativos que além de satisfazerem as necessidades do corpo, oferecem inúmeros efeitos positivos para a nossa saúde.

Normalmente na categoria de superalimentos encontramos alimentos mais exóticos, como as bagas goji, a spirulina, o açaí, a curcuma, a quinoa, mas existem superalimentos na cozinha comum portuguesa. As amêndoas são um bom exemplo, mas existem outros, como a aveia que também encaixam na descrição. E para quem acha aborrecido comer amêndoas, saiba que elas são super versáteis e que podem incorporar vários tipos de comida doce e salgada e bebida também.

Sabiam que as amêndoas não são nozes? Pois é, assim como os amendoins são legumes e os tomates são frutas, as amêndoas também não estão na categoria mais óbvia. A amendoeira (prunus dulcis) pertence à família das rosas, portanto as amêndoas são classificadas como drupas na botânica. São cultivadas há mais de 4000 anos e são originárias do Mediterrâneo oriental.

As amêndoas têm inúmeros benefícios, dos quais se destacam os seguintes:

🔆 A sua riqueza em cálcio, fósforo e magnésio, tornam-nas em excelentes aliadas na saúde dos ossos e da pele, prevenindo a osteoporose.

🔆 Estudos recentes comprovaram que comer um punhado de amêndoas por dia durante 4 semanas, aumenta a produção de butirato, um ácido graxo de cadeia curta. O butirato é sintetizado pela microbiota intestinal quando há quebra dos hidratos de carbono não digeridos, como fibra alimentar e os amidos resistentes (prebióticos). Assim, ele ajuda a garantir energia para o epitélio do cólon (intestino grosso), além de promover a melhor absorção de água e uma função imunológica mais fortalecida. Em resumo, a principal função do butirato é impedir que a parede intestinal se torne porosa, pois isso é sinal de uma comunidade microbiana desequilibrada. Sendo assim, ele garante uma parede intestinal mais firme.

🔆 São uma excelente fonte de proteína vegana. Um quarto dum copo fornece 6 gramas de proteína.

🔆 Gorduras saudáveis. São uma boa fonte de gordura insaturada, especialmente monoinsaturada, e são baixas em gordura saturada. Combinando isto à proteína, tornam-se super saciantes. Além disso, este tipo de gordura melhora os níveis de colesterol e reduz a inflamação do corpo. Estudos comprovaram que comer amêndoas reduz o risco de doenças cardiovasculares.

🔆Também são ricas em Vitamina E, um potente antioxidante que ajuda a erradicar os radicais livres do nosso corpo. E também apoia a saúde dos nossos olhos, sistema reprodutivo e pele.

Agora que sabes alguns dos seus muitos benefícios, dou-te algumas sugestões para que as uses da forma mais saudável. A melhor forma é usá-las em estado cru, porque muitas amêndoas de compra já sofreram um processo de fritura, ou foram adoçadas ou salgadas.

 

Sugestões de uso:

💠Corta-as aos pedacinhos e adiciona-as às tuas papas de aveia.

💠Adiciona algumas no teu batido matinal, com banana, frutos vermelhos e tudo que gostes e te faz sentir melhor.

💠Faz bolinhas saciantes usando, por exemplo, tâmaras (sem açúcar adicionado), amêndoas, canela, côco e gengibre. Pica tudo e forma bolinhas com as mãos.

💠Corta-as e adiciona-as a uma salada ou coloca por cima dum esparguete, para dar aquele efeito crocante.

💠Faz leite de amêndoa. É muito simples. Um litro de água, 80 gramas de amêndoas previamente demolhadas (6h-8h) e escorridas, 3 ou 4 tâmaras. Triturar tudo, coar bem e está pronto a beber. Conservar em garrafa de vidro bem fechada até 3 dias no frigorífico.

E agora que sabes tudo isto, aquele alimento que parecia tão banal, não ganhou todo um novo brilho?

Para evitarmos uma vida de medicamentos, o melhor é consumirmos destes incríveis superalimentos. Porque a melhor farmácia é a natureza.

 

Autoria: Bárbara Magalhães
https://instagram.com/mamyferavegana



Inserido em: 2023-03-22 Última actualização: 2023-03-22

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Outros alimentos





https://www.escolhasaudavel.com/index.php?&article_id=247