Folhas de oliveira Folhas de oliveira

Folha de oliveira, chá de múltiplas virtudes

A folha de oliveira tem mostrado algumas qualidades medicinais extraordinárias. O seu elevado conteúdo em fitoquímicos com propriedades antioxidantes estão no topo da lista.

Folha de oliveira e défice de atenção

A folha de oliveira é também muito rica em minerais como potássio, selénio, zinco, cobre, manganês, magnésio, fósforo, e parece, segundo o investigador Cosmo F. Pacetta (1), que esta qualidade, a par do seu teor em compostos vitamínicos (B1, B2, B3, B6, vitamina A, vitamina E- tocoferóis, luteína), pode ter influência na melhoria significativa da atenção, e pode funcionar como um complemento no tratamento do défice de atenção e dislexia. Dos diversos estudos realizados por este autor, as evidências sobre os benefícios da folha de oliveira na saúde do sistema imunitário, fadiga, stress, o seu efeito protetor nas doenças degenerativas (artrite, esclerose múltipla, Parkinson, Alzheimer), doenças cardíacas, etc. são abundantes.

Antioxidante, combate envelhecimento e osteoporose

Sabe-se que a sua grande riqueza é o seu elevado teor em antioxidantes, e a oleuropeína é o rei dos fitoquímicos da oliveira, presente tanto no azeite como na folha. Este polifenol tem propriedades antioxidantes significativas, participando no processo que inibe a agregação das plaquetas e reduzindo a formação de moléculas inflamatórias. Este composto é também um grande aliado do cálcio no processo de calcificação, evitando a osteoporose. O seu poder antioxidante protege o organismo contra os efeitos do envelhecimento.

Na perda de peso

O chá de folha de oliveira tem efeito na diminuição da gordura, especialmente na gordura abdominal. Se consumido durante 2 a 3 meses, pode resultar numa perda de peso de cerca de 6kg e menos 10% de volume no perímetro abdominal, se associado, claro, a alterações dos hábitos alimentares. Mais uma vez é o seu poder antioxidante que, ao estimular o metabolismo, auxilia na eliminação da gordura, mais especificamente a gordura da zona abdominal. Também tem influência no alívio do cansaço, stress e fadiga. Para o efeito na perda de peso devem consumir-se 4 chávenas de chá de folha de oliveira por dia, entre as refeições.

Benéfico na tensão arterial e outras doenças

Outros estudos (2) mostram efeito na diminuição da tensão arterial e efeito anti-microbiano (3) (anti-fúngico, anti-bacteriano e anti-viral), sendo eficazes a destruir bactérias como E. coli, Staphylococus aureus e Candida.
Também nas gripes e constipações o tempo de duração da doença é reduzido quando se faz suplementação com chá de folha de oliveira. Alguns estudos indicam que a folha de oliveira pode ser útil na prevenção de doenças cardíacas e no metabolismo da glucose com efeito na diminuição no nível de açúcar no sangue (4).
O PDR (Physicians' Desk Reference) for Herbal Medicines sugere o consumo de três chávenas por dia.

Precauções

O PDR declara que não existe risco para a saúde ou efeitos colaterais se tomado de acordo com as dosagens recomendadas, no entanto determinados grupos específicos devem evitar o seu consumo.
Grávidas e mulheres a amamentar não devem tomar o chá de folha de oliveira. Se é hipertenso e está medicado, deve primeiro conversar com o seu médico sobre o consumo do chá, uma vez que o seu efeito na diminuição da tensão arterial é importante.

 

Referências:

(1) Pacetta, Cosmo Fernando. Oliveira – A Árvore da vida. Ed. Corpo e Mente 2007.

(2) Susalit E., Agus N., Effendi I., Tjandrawinata RR, Nofiarny D., Perrinjaquet-Moccetti T., Verbriggen M. – Olive (Olea europaea) leaf extract effective in patients with stage-1 hypertension: comparison with Captopril. Nephrology & Hypertension Division, Department of Internal Medicine, Faculty of Medicine, University of Indonesia. 2011 Feb 15;18(4):251-8

(3) Markin D, Duek L., Berdicevsky I: In vitro antimicrobial activity of olive leaves. Department of Microbiology, Rappaport Faculty of Medicine, Technion-Institute of Technology, Haifa, Israel. 2003 Apr;46(3-4):132-6

(4) Food Standards Agency – UK list of health claims - Plant substances also with medicinal use in the UK - http://www.food.gov.uk/multimedia/pdfs/listofukhealthclaims04.pdf



Inserido em: 2013-09-23 Última actualização: 2013-09-23

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Outros alimentos
Autores > Cláudia Maranhoto



Comentários



Como fazer o chá

Gostaria de saber como fazer o chá se faz favor.
(Por: Ofelia)

[Por: @ 2018-01-15, 22:19 | Responder | Imprimir ]

Re: Como fazer o chá

Sugestões de utilização:
Ferver 1 litro de água com 2 colheres de sopa de folhas, durante cerca de 1 minuto. Pode tomar 3-4 chávenas por dia.

[Por: 0 @ 2018-01-16, 11:56 | Responder | Imprimir ]



ADOREI

adorei este cha e naum paro de toma-lo desde setembro de 2013 me sinto mto bem,naum tenho mais ansiedade nem mto stress e eliminei uns 08 kg e 08 cm de barriga..ele e mto gostoso e tomo gelado cedinho e depois a tarde toda..
(Por: silvania teodoro)

[Por: @ 2015-01-15, 14:20 | Responder | Imprimir ]

Re: ADOREI

> adorei este cha e naum paro de toma-lo desde setembro de 2013 me sinto mto
> bem,naum tenho mais ansiedade nem mto stress e eliminei uns 08 kg e 08 cm
> de barriga..ele e mto gostoso e tomo gelado cedinho e depois a tarde toda..
> (Por: silvania teodoro)
Como se faz o chá?
(Por: Rosablue)

[Por: @ 2018-01-15, 22:22 | Responder | Imprimir ]







https://www.escolhasaudavel.com/index.php?&article_id=54