Ramos de alecrim Ramos de alecrim

Alecrim para todos os gostos

Sabia que o alecrim faz bem à memória?

Antigamente, era costume nas escolas gregas usarem coroas de alecrim nas cabeças das crianças para melhorar o desempenho nos exames. Hoje em dia pode simplesmente preparar uma infusão de alecrim para ajudar a estimular a sua memória e beneficiar de um excelente anti-depressivo. Experimente 20-40g de folhas de alecrim por litro de água, e usufrua de uma agradável sensação de bem-estar e quietude interior.

Experimente também aromatizar alguns dos seus pratos com alecrim. Por exemplo, depois do arroz estar cozido, enfeite com um raminho de alecrim fresco e tape até ao momento de servir. Tempere o seitan ou o tofu com um pouco de alecrim, sobretudo se o for usar assado no forno ou grelhado. Quando preparar batata assada no forno não se esqueça de juntar um raminho de alecrim, pois ir-se-á surpreender com o agradável aroma.

O rosmarinus officinalis é um arbusto perene que resiste bem em solos pouco férteis e com pouca água. É uma planta espontânea que encontramos facilmente pelos campos dos países mediterrâneos. Devido ao seu aroma característico, os romanos designavam-no como rosmarinus, que em latim significa “orvalho do mar”.

O seu aroma é de tal forma agradável e fresco, que reza a lenda que os faraós egípcios mandavam pôr sobre o seu túmulo um ramo de alecrim para lhes perfumar a viagem para o mundo dos mortos.

E também para a beleza dos animais de estimação o alecrim é útil. Por exemplo, para evitar as pulgas nos cães, pode aplicar no pelo 2 colheres de sopa de alecrim fervidas num litro de água.

Quando queimado, o alecrim é também um excelente repelente de insetos e ajuda a eliminar maus odores. E de forma a evitar as traças, coloque um ramo de alecrim nas gavetas e roupeiros.

Na área da cosmética, os champôs e amaciadores à base de alecrim promovem o crescimento saudável do cabelo, intensificam a sua coloração e são bons adstringentes. Devido a essas qualidades, estimulam a regeneração capilar e do couro cabeludo. Equilibram também os cabelos oleosos e são sobretudo eficazes após um período de doença ou convalescença, especialmente se a mesmo deu origem ao aparecimento de caspa ou à queda de cabelo.

Em produtos para higiene e cuidados da pele, o alecrim é um bom estimulante da pele, com um aroma pungente e aromático, que promove uma compleição saudável. Tem propriedades antibacterianas, adstringentes e tonificantes, sendo por isso eficazes os cremes e sabonetes à base de alecrim em peles oleosas ou com acne. E em produtos para massagens, o óleo de alecrim é também um excelente relaxante muscular.

Para tomar um banho tonificante e estimulante, junte uma infusão de alecrim (100g por litro de água) à água do banho e usufrua de uma agradável e aromática experiência!

Portanto, usufrua das propriedades e do aroma do alecrim, quer seja na sua alimentação ou nos cuidados de higiene e cosmética.



Inserido em: 2014-08-08 Última actualização: 2014-08-09

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Cuidados da pele
Autores > Redatores > Cristina Rodrigues





https://www.escolhasaudavel.com/index.php?&article_id=109