O nome "sal de Epsom" vem da cidade de Epsom, na Inglaterra, onde foi descoberto originalmente em fontes naturais de água.
Os sais de Epsom são compostos por magnésio, enxofre e oxigénio. Apresenta-se na forma de cristais incolores ou brancos e é facilmente solúvel em água. O magnésio presente no sal de Epsom é um mineral essencial para o corpo humano, desempenhando papéis fundamentais em várias funções fisiológicas.
Os sais de Epsom ou sal amargo, conhecidos quimicamente como sulfato de magnésio, têm várias vantagens e usos tanto na saúde como em cuidados pessoais e na jardinagem.
O óleo de árvore do chá é um óleo que, hoje em dia, é obtido por destilação a vapor das folhas da árvore Melaleuca alternifolia. Melaleuca significa escuro ou preto e branco, assim chamado porque o tronco é preto e os galhos brancos.
O óleo de coco é um óleo vegetal extraído da polpa fresca ou seca do coco – também chamado copra – de cocos maduros. Cocos, são atualmente classificados como frutas e não como frutos secos, crescem em coqueiros, cujo nome científico é Cocos nucifera. Hoje em dia podem ser encontrados em praticamente todos os climas tropicais. São árvores esguias que crescem cerca de 30 metros de altura, com folhas longas, em forma de penas. No tronco não crescem ramos e é composto de muitas hastes fibrosas sobrepostas. Os cocos crescem a partir do centro das folhas, perto do tronco.
A alfazema, também conhecida como lavanda, cujo nome em latim é Lavandula, é um pequeno arbusto com lindas flores roxas com caules longos, famosas pela sua fragrância suave. Apesar de a alfazema ser nativa das regiões montanhosas do Mediterrâneo, é atualmente também plantada na Europa, Austrália e Estados Unidos.
Ler
Antigamente, era costume nas escolas gregas usarem coroas de alecrim nas cabeças das crianças para melhorar o desempenho nos exames. Hoje em dia pode simplesmente preparar uma infusão de alecrim para ajudar a estimular a sua memória e beneficiar de um excelente anti-depressivo. Experimente 20-40g de folhas de alecrim por litro de água, e usufrua de uma agradável sensação de bem-estar e quietude interior.
A adolescência é uma fase de transformações: a começar pelo próprio corpo que muda. O desequilíbrio de produção hormonal provoca mudanças profundas na pele do rosto e corpo e no cabelo. Normalmente a pele torna-se mais oleosa, sua-se mais, o odor corporal altera-se, aparecem borbulhas ou acne provocados pela produção excessiva de gordura através das glândulas sebáceas.
Como nestas idades a aparência e a auto-estima são ainda mais relevantes, torna-se importantíssimo não desvalorizar as alterações físicas e ajudar os jovens a melhorarem os seus hábitos de higiene e cosmética, para que se sintam bem com o seu corpo.
Sabia que a pele de um bebé é cerca de 5 vezes mais fina do que a de um adulto?
A pele de um adulto absorve cerca de 60% dos produtos cosméticos ou de higiene que lhe aplicamos (ou 80% se estiver molhada). Mas, a pele dos bebés por ser mais fina, obviamente é mais suscetível e absorve maiores quantidades dos produtos com os quais está em contacto.
Consta nos anais da história que Cleópatra hidratava a pele com leite, argila e plantas. Mas protegermo-nos e embelezarmo-nos é uma coisa tão natural que provavelmente até antes do antigo Egito os nossos ancestrais usariam os seus cosméticos.
A pele tem por principais funções a proteção dos tecidos subjacentes, a regulação da temperatura do corpo e a reserva de nutrientes, além de alojar terminações nervosas sensitivas. É o revestimento externo do corpo, considerado o seu maior órgão. Como tal, ainda mais do que há milhares de anos atrás, hoje em dia é de extrema importância a sua proteção e tratamento com produtos saudáveis.