O talco é um mineral do qual se extrai um pó comummente utilizado na higiene e cosmética como absorvente da humidade corporal, para evitar a fricção na pele, em produtos infantis, em champôs secos, em diversos produtos de maquilhagem, desodorizantes e como aditivo em diversos produtos domésticos com adição de fragrâncias artificiais.
A comum compra de um sabonete pode parecer inofensiva, banal, automática ou até ser feita com alguns critérios como aroma, cremosidade, fidelidade a marca predileta, etc.
No entanto, o que sentimos invariavelmente depois de lavarmos as mãos com sabonetes convencionais? Uma necessidade imediata de hidratação! A pele está desidratada, ressequida e agredida pelos químicos artificiais dos sabonetes que atacam o filme hidrolipídico da sensível pele das mãos, o nosso instrumento de trabalho e comunicação, o nosso “cartão de visita” que muito revela e que tanta linguagem corporal transmite.
O Neem é um inseticida natural proveniente de uma árvore originária da Índia, a Azadirachta indica, uma árvore da família Meliaceae. É uma espécie de crescimento rápido, que pode durar mais de 200 anos e atingir cerca de 30 metros de altura e 2.5 metros de diâmetro, cuja madeira é muito dura e resistente.
Em Portugal é possível encontrar alguns raros exemplares, sobretudo na região centro e sul. E é também uma árvore difundida em alguns estados do Brasil, pois adapta-se muito bem a zonas tropicais húmidas.
O neem possui muitas propriedades e é por isso usado tanto na agricultura, como na veterinária, medicina ou cosmética. É um óptimo praguicida, fungicida, sendo ainda antibacteriano e antisséptico.
Invulgares e atrativos, os candeeiros de sal são peças de decoração únicas esculpidas à mão em rocha de sal retiradas das profundezas das montanhas dos Himalaias.
Sabia que atualmente, uma mulher utiliza em média 10.000 a 15.000 tampões ou pensos durante a sua vida?
Estima-se que, em cada ano, 45.000 milhões de pensos (e as suas embalagens) vão parar ao lixo, demorando anos a desaparecerem. Os pensos são normalmente fabricados com raiom (seda artificial derivada da celulose) e algodão não biológico que é branqueado com cloro. A produção de raiom causa poluição e a produção convencional de algodão usa ainda fertilizantes, herbicidas, pesticidas e outros poluentes.
A maioria dos pensos contém também ingredientes derivados de petróleo ou fragrâncias artificiais, o que causa frequentemente irritação da pele.
As nozes de saponária (sapindus mukorossi) são o fruto de uma árvore com o mesmo nome, muito comum principalmente na Índia e no Nepal. A sua colheita é sazonal, ocorrendo entre abril e setembro.
A casca das nozes contém uma substância denominada “saponina”, cuja ação é semelhante à do sabão. Estas nozes são uma alternativa eficaz e natural a muitos detergentes.
As nozes têm ainda a vantagem acrescida de serem um produto antialergénico, sendo ideais para lavar roupa de bebés, de pessoas com pele sensível ou que sofrem de alergias ou dermatites.