Nozes de saponária Nozes de saponária

Nozes de saponária - Detergente natural e ecológico

As nozes de saponária (sapindus mukorossi) são o fruto de uma árvore com o mesmo nome, muito comum principalmente na Índia e no Nepal. A sua colheita é sazonal, ocorrendo entre abril e setembro.
A casca das nozes contém uma substância denominada “saponina”, cuja ação é semelhante à do sabão. Estas nozes são uma alternativa eficaz e natural a muitos detergentes.
As nozes têm ainda a vantagem acrescida de serem um produto antialergénico, sendo ideais para lavar roupa de bebés, de pessoas com pele sensível ou que sofrem de alergias ou dermatites.

Económicas e ecológicas

O uso de nozes de saponária revela-se mais económico do que a utilização dos detergentes convencionais. Com 1kg de nozes obtém-se detergente para aproximadamente 200 lavagens de roupa ou louça na máquina. Como as nozes são um produto multiusos evita-se também compra de tantos produtos. Ainda dispensa o amaciador e o abrilhantador, pois a roupa fica macia e a louça brilhante. Mesmo nas roupas mais delicadas as nozes são eficazes, preservando as cores.
As nozes de saponária são ainda ecológicas, uma vez que não poluem a água nem o ambiente e que evitam desperdício de inúmeras embalagens. Este detergente alternativo é totalmente biodegradável, pois quando as nozes já estão secas e escuras (sinal de que toda a saponina já foi retirada) pode usá-las como fertiliante para as plantas ou juntá-las ao composto.

Lavar roupa

Em vez de o detergente habitual, coloque cerca de 20g de nozes (ou um pouco mais se a roupa ou louça estiver bastante suja) num saquinho de algodão e coloque no tambor da máquina junto com a roupa.
Como o cheiro da roupa lavada com as nozes é neutro, se preferir a roupa perfumada pode acrescentar 2-3 gotas de um óleo essencial à escolha no saquinho onde coloca as nozes.
Roupa com nódoas deve ser tratada previamente, pois as nozes de saponária são um detergente suave.
Pode usar as mesmas nozes para 3 ou 4 lavagens.
Pode também usar o líquido das nozes fervidas para lavar roupa à mão.

Lavar louça

Para lavar a louça na máquina proceda do mesmo modo que para a roupa e usando a mesma quantidade. Depois basta colocar o saquinho com as nozes no cesto dos talheres. Se quiser um aroma mais perfumado, pode colocar na máquina, por exemplo, meio limão.
As mesmas nozes podem ser usadas em cerca de 4 lavagens.
Pode também usar o líquido das nozes de saponária fervidas para lavar a louça manualmente.

Para outras aplicações

Leve uma panela com um litro de água a ferver. Quando a água levantar fervura junte cerca 50g de nozes de saponária. Deixe ferver cerca de 5 minutos e desligue. Assim que arrefecer a mistura, coe, e use como detergente lava-tudo (devido às propriedades bactericidas e fungicidas da saponina), limpa-vidros, champô para animais (deixa o pelo macio e liberta os parasitas), detergente para o automóvel, repelente de parasitas, vermes e insetos das plantas.
A mistura pode ser usada durante cerca de 2 semanas. Se quiser que o líquido fique mais perfumado junte à fervura uma ou duas espécies de plantas aromáticas (por exemplo salva, alfazema, alecrim ou hortelã).
As nozes fervidas podem ser usadas para mais 2 ou 3 lavagens na máquina de lavar roupa ou louça, ou para voltar a ferver.



Inserido em: 2013.09.13 Última actualização: 2013.09.16

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Alternativas Ecológicas
Autores > Redatores > Cristina Rodrigues