Natal saudável - opções saudáveis Natal saudável - opções saudáveis

Natal saudável

Aproxima-se uma época natalícia em que habitualmente se cometem alguns excessos alimentares (muita carne, açúcar e gorduras). Mas o Natal não tem de ser sinónimo de muita comida ou de uma alimentação desequilibrada.

Existem muitas opções saudáveis que podem igualmente fazer as delícias de uma mesa festiva e ainda dar um toque gourmet à ementa.

Entradas

Para entrada use frutos secos sem sal, bagas goji, bagas inca, pera passa, tostas de pão integral com queijos veganos ou patês vegetais (rejeite o tradicional Foie Gras, pois é produzido de forma bastante cruel para os patos e gansos e um alimento nada nutritivo). Ou pode servir uma sopa colorida, como por exemplo um creme de abóbora ou de beterraba salpicado com sementes de chia ou de cânhamo.

Pratos principais e bebidas

O tradicional peru e bacalhau (ainda para mais sendo uma espécie com risco de extinção, pois os cardumes de bacalhau têm vindo a ser reduzidos ao longo de séculos devido à pesca excessiva) podem ser substituídos por deliciosos e saudáveis pratos de tofu ou seitan com batatas e couve cozida a vapor. Sirva legumes variados, cogumelos shiitake salteados ou saladas mais exóticas, por exemplo polvilhadas com sementes e orégãos e regadas com azeite virgem extra e sumo de limão.

Em vez de bebidas alcóolicas ou refrigerantes, prefira saudáveis e nutritivos sumos naturais de fruta, kombucha (uma bebida probiótica) ou infusões aromáticas.

Sobremesas

Prepare fáceis e deliciosas sobremesas, evitando o açúcar refinado e o exagero de ovos, lacticínios e fritos. Mesmo que não tem muito tempo nem jeito para cozinhar, já encontra sobremesas instantâneas saudáveis e com ingredientes biológicos. Escolha adoçantes como açúcar de coco, geleia de milho ou lucuma ou use simplesmente fruta seca picada (por exemplo gojis, tâmaras, passas ou amanga desidratada) ou farinha de alfarroba. Use leite de soja (se o preparar em casa com uma máquina de leite de soja não gasta mais de 20 cêntimos por litro) em vez de leite de vaca em qualquer receita. E claro, sirva fruta, de preferência biológica e da época.

E um Feliz e Saudável Natal!



Inserido em: 2014-12-15 Última actualização: 2016-12-12

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Autores > Redatores > Cristina Rodrigues
Outros alimentos





https://www.escolhasaudavel.com/index.php?&article_id=127