Batatas fritas na fritadeira de ar quente Batatas fritas na fritadeira de ar quente

Fritadeira de ar quente: Elimine o cheiro a fritos e reduza a gordura da alimentação

Fritar alimentos, um método antigo de cozinhar

Tradicionalmente fritar alimentos significa cozinhar alimentos em óleo a ferver e este método já é mencionado no Antigo Testamento da Bíblia. Também os autores medievais Geoffrey Chaucer e Miguel de Cervantes o mencionam nos seus romances.

Fritadeira de ar quente MidzuHoje em dia fritar em óleo tem uma má reputação e com razão. Uma grande porção de óleo é absorvido na fritura de alimentos e há desvantagens para a saúde em consumir muita gordura, mesmo quando o óleo é rico em gorduras poliinsaturadas. Óleos vegetais contêm uma grande quantidade de ácidos gordos ómega 6 que substituem as necessidades de ácidos gordos ómega 3. Para o nosso organismo é muito importante obter proporções equilibradas entre ómega 3 e 6. Devido ao aumento da quantidade de ómega 6 nas dietas ocidentais esta proporção não é equilibrada e prejudica a saúde, atribuindo-se o aumento das doenças degenerativas, auto-imunes e de carácter inflamatório a este desequilíbrio. Outra desvantagem é que quando óleos vegetais são aquecidos, estes libertam uma elevada concentração de aldeídos, que foram relacionados com cancro, doenças cardíacas e demência.

Fritar com circulação de ar quente em vez de óleo

Mas há uma boa notícia para quem gosta de alimentos fritos, mas quer manter um estilo de vida saudável: hoje em dia, podemos fritar os alimentos de uma forma muito mais segura, sem a utilização de óleo. A tecnologia inventou um método para manter o gosto e a textura crocante, mas sem as desvantagens de fritar em óleo. As fritadeiras de ar funcionam com tecnologia por circulação de ar quente de alta velocidade, que permite cozinhar os alimentos sem utilização de gordura.

Alimentos fritos na fritadeira de ar quente não contêm óleo absorvido e, portanto, são mais fáceis de digerir. Fritar com este equipamento também não deixa um cheiro desagradável na cozinha e a limpeza depois também é muito mais fácil (sem frigideiras gordurosas para limpar nem fogão sujo de óleo).

Os alimentos podem até levar um pouco mais de tempo para fritar, mas se contar com o tempo de aquecimento do óleo e limpeza, a diferença é pequena. As fritadeiras de ar quente não contêm óleo quente e, por isso são também menos perigosas.Tofu frito na fritadeira de ar quente

Dicas de saúde para fritar

Tanto comidas fritas em óleo como na fritadeira de ar quente podem conter acrilamida, uma substância que é vista como prejudicial para a nossa saúde. Os níveis são especialmente elevados em alimentos aquecidos a mais de 120 ° C. Por conseguinte, a fim de reduzir os níveis de acrilamida nas batatas fritas é aconselhado demolhá-las por 30 minutos antes de as fritar e não colocar uma temperatuta superior a 180 ° C. As pesquisas indicam que este método é muito eficaz.

As fritadeiras de ar quente são muito versáteis

As fritadeiras de ar quente têm muito mais a oferecer do que apenas perfeitas batatas-fritas. Pode fritar, assar, grelhar e aquecer alimentos. Que tal pimentos assados? Pode assar vários pimentos e depois adicioná-los às suas refeições durante os próximos dias. Pode fazer isso com qualquer vegetal ou misturas de legumes.

Espetadas de seitan e legumesCada vez mais pessoas descobrem as possibilidades de fritar com ar quente e há muitas receitas, que as crianças vão apreciar também. Seus filhos vão adorar legumes panados, falafel, torradas, bananas fritas, nuggets de tofu, maçarocas de milho assado, e pipocas caseiras. Também pode usar a fritadeira para assar: para fazer brownies, biscoitos, queques, bolos, crumbles, pães ou maçã assada. Há uma receita perfeita para qualquer um.

É perfeita para pessoas que têm pouco tempo para cozinhar, basta definir o temporizador, agitar a comida uma vez no meio do tempo e a fritadeira de ar quente fará o resto. No final emite um som, que lhe permite saber que terminou. Pode deixar as batatas a fritar enquanto vai dar banho às crianças ou vai fazer telefonemas, sem se preocupar em queimar a comida.

Menos gordura, mais saudável, sem cheiro a fritos pela casa e igualmente crocante e delicioso!

 

Referências:

http://grasasyaceites.revistas.csic.es/index.php/grasasyaceites/article/viewFile/745/736

http://www.airfryerexpert.com/are-air-fryers-healthy/

http://www.telegraph.co.uk/news/health/news/11981884/Cooking-with-vegetable-oils-releases-toxic-cancer-causing-chemicals-say-experts.html

http://www.ifrj.upm.edu.my/22%20(04)%202015/(35).pdf

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25872656

http://www.ift.org/food-technology/daily-news/2015/april/15/airfrying-pretreatment-may-decrease-acrylamide-in-potatoes.aspx



Inserido em: 2017-06-12 Última actualização: 2017-08-11

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Outros alimentos
Autores > Renate Hoornstra





https://www.escolhasaudavel.com/index.php?&article_id=185