Pés de bebé Pés de bebé

Bebés ecológicos e saudáveis - Porque as crianças merecem o melhor...

Sabia que a pele de um bebé é cerca de 5 vezes mais fina do que a de um adulto?

A pele de um adulto absorve cerca de 60% dos produtos cosméticos ou de higiene que lhe aplicamos (ou 80% se estiver molhada). Mas, a pele dos bebés por ser mais fina, obviamente é mais suscetível e absorve maiores quantidades dos produtos com os quais está em contacto.

Importância da análise dos rótulos

Ao escolher cosméticos para crianças deve, por isso, ler-se atentamente os rótulos. A melhor opção é preferir produtos realmente naturais, apenas com ingredientes de origem vegetal e na sua maioria provenientes de agricultura biológica.
Os produtos que se colocam sobre a pele dos bebés devem ser isentos de substâncias agressivas, mas nem todos os que encontra à venda o são. Por isso é importante evitar produtos, por exemplo, com óleos minerais (mineral oil, paraffinum liquidum), parabenos, LSS (Lauril Sulfato de Sódio), SLES (Lauril Éter Sulfato de Sódio), fragrâncias sintéticas, corantes artificiais, álcool, ftalatos, petroquímicos.
É extremamente importante cuidar da pele de um bebé da forma mais delicada e segura.
O ideal, por isso, é selecionar produtos com ingredientes seguros e especialmente estudados para a pele delicada e particularmente sensível dos bebés e das crianças. Os bebés são muito suscetíveis aos químicos sintéticos presentes em muitas marcas de produtos para crianças, daí que sejam tão frequentes as irritações de pele e alergias, e que muitos pais passem meses a trocar de marcas de produtos.

Produtos naturais vs Exposição a substâncias químicas

Sobretudo nos primeiros meses de vida, um bebé não precisa de muitos produtos de higiene e cosmética. O recomendável é usar apenas o indispensável e em pequenas quantidades. Por exemplo, os bebés que usam fraldas reutilizáveis têm poucos problemas de assaduras, ou até nenhuns, não necessitando de tantos cremes. As toalhitas descartáveis também podem ser evitadas, sobretudo nos primeiros meses em que a pele do bebé é mais sensível, e podem usar-se toalhitas de pano reutilizáveis ou um pedaço de algodão humedecido. Além de ser melhor para a saúde do bebé, estas são também algumas formas de ser uma mãe ou pai mais ecológico.
Ainda na gravidez muitas substâncias químicas atravessam a placenta. Nos últimos anos, têm sido feitos alguns estudos(1) ao sangue do cordão umbilical de recém-nascidos e foram detetadas mais de 200 substâncias químicas. Os bebés estão expostos ainda no útero a pesticidas e metais pesados como mercúrio, chumbo, e químicos presentes nos produtos de limpeza e de cosmética.
Enquanto amamenta, a mãe também pode passar ao bebé alguns químicos sintéticos através do seu leite. Essas substâncias químicas podem estar nos alimentos que consome, no ar que respira, nos detergentes e também nos produtos que usa na sua pele.
É por isso importante que, ainda na gravidez, a mãe tenha em atenção aos produtos que usa e escolha os mais naturais possíveis para aplicar sobre a pele.

Uso de detergentes ecológicos

Também a lavagem da roupa das crianças (sobretudo das peças que estão em contacto direto com a pele) merece uma atitude mais ecológica e saudável. Na roupa de bebés não deve ser usada lixívia ou amaciadores, e devem escolher-se detergentes suaves, de preferência ecológicos e com ingredientes de origem vegetal. Devem evitar-se detergentes com fosfatos, lixívia, branqueadores óticos, corantes ou outros produtos químicos prejudiciais. Uma boa opção são detergentes biodegradáveis, com um impacto mínimo sobre o meio ambiente, e fórmulas hipoalergénicas.
Uma boa alternativa para a lavagem de roupa de bebés é também o uso de nozes de saponária. É uma forma ecológica e económica de lavar roupa, com a vantagem acrescida de ser um produto hipoalergénico, ideal para peles sensíveis ou que sofrem de alergias ou dermatites.
E porque elas merecem o melhor, proporcione também às suas crianças uma alimentação saudável e o contacto com a natureza!

 

Referências

(1) http://articles.cnn.com/2010-06-01/health/backpack.cord.blood_1_toxic-chemicals-pregnant-women-cord-blood?



Inserido em: 2014-01-09 Última actualização: 2014-01-10

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Cuidados da pele
Autores > Redatores > Cristina Rodrigues





https://www.escolhasaudavel.com/index.php?&article_id=75