Taça com sementes de Tukmaria e colher de pau Taça com sementes de Tukmaria e colher de pau

Tukmaria: as nutritivas sementes sagradas

As sementes Tukmaria (ocimum basilicum) são sagradas em muitos países asiáticos, devido às suas excelentes propriedades nutricionais. São um ingrediente usado na medicina ayurvédica na Índia, mas também em pratos do sudeste asiático, nomeadamente sobremesas e bebidas.
Embora a tukmaria tenha feito parte de uma dieta equilibrada, em muitos países durante anos, é ainda pouco conhecida nos países ocidentais. Devido ao sucesso das suas "primas" sementes de chia, estão agora a ser descobertas e têm ganho popularidade na Europa e na América.
As sementes de Tukmaria são muito pequenas (como as sementes de papoila), pretas e de sabor neutro.

Propriedades nutricionais e medicinais

São muito nutritivas e pobres em calorias (233 Kcal por 100g) quando comparadas com as "suas primas" sementes de chia (apresentam 595 Kcal por 100g). Apresentam propriedades antioxidantes e são um bom alimento para celíacos.
São ricas em proteínas (23g por cada 100g), cálcio (2240 mg - 224% da dose diária recomendada: DDR), ferro (89mg – 499% da DDR), magnésio (711mg – 178% da DDR), potássio (2630mg – 56%), vitamina E (10.7mg – 53% da DDR) e ácido fólico (310 mcg – 78% da DDR).
Vários benefícios têm sido atribuídos às sementes de tukmaria, quando consumidas regularmente, como parte de uma dieta equilibrada. Entre os inúmeros benefícios, destacam-se:

Por todos os benefícios apresentados, as sementes tukmaria são um excelente complemento de uma dieta equilibrada.

Como consumir

sementes tukmariaAs sementes de tukmaria são um alimento muito versátil. Podem ser utilizadas em muitas receitas, bebidas, sobremesas e até mesmo em bolos como um agente de ligação (por exemplo, para substituir ovos). Para consumir as sementes basta misturá-las em muesli, iogurtes, saladas, batidos, sopa, pratos de massa ou na confeção de pão ou biscoitos.
Pode ainda misturar uma colher de sopa de sementes a 250 ml de água (aumentam várias vezes o seu volume), deixar repousar uns 15 minutos e beber simples, misturado com sumo de limão ou com batidos de frutas. Podem ainda ser usadas para engrossar bebidas e sobremesas.



Inserido em: 2013.07.30 Última actualização: 2013.07.30

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Autores > Redatores > Cristina Rodrigues
Cereais e Sementes