Flocos de aveia Flocos de aveia

As mil e uma virtudes da Aveia

Energéticas ao pequeno-almoço, deliciosas ao lanche, nutritivas a qualquer hora do dia.
Para quem precisa de um aporte de energia extra, nada melhor do que uma taça das populares papas de aveia.
Apesar de no nosso país o hábito de consumir aveia ser pouco frequente, nos países nórdicos as papas de aveia fazem parte da cultura gastronómica, pois ajudam, por exemplo, a aumentar a resistência do organismo ao frio. Aliás, o nome deste cereal vem do termo latino avena, que significa precisamente “nutrição”.

Vantagens nutricionais

A aveia (avena L.) é um cereal rico em minerais como o magnésio, o fósforo e o cálcio, responsáveis pela formação de ossos e dentes saudáveis. É igualmente rica em vitaminas B1, B2, B5, E e niacina. Contém ainda 13,5% de proteínas, gorduras e hidratos de carbono complexos, que são absorvidos lentamente pelo organismo, proporcionando uma taxa constante de glicose no sangue.
flocos-aveiaÉ um alimento de fácil digestão, pelo que é também aconselhado a pessoas com intensa ou baixa atividade física ou intelectual. Devido ao seu conteúdo de fibras ajuda a regular os níveis de glicose no sangue e o apetite, o que beneficia o controlo de peso e a diabetes. As fibras solúveis são igualmente benéficas para controlar o colesterol e proporcionar um bom funcionamento intestinal.
A aveia é recomendada principalmente a crianças ou idosos em convalescença, desnutridos, em casos de arteriosclerose e de níveis elevados de colesterol. O consumo diário de aveia integral pode ainda reduzir a tensão arterial.
Este cereal possui também uma substância chamada avenina, que tem uma ação relaxante sobre o organismo, sendo por isso muito útil em estados de nervosismo, cansaço e stresse.

Como consumir

A aveia é geralmente consumida em flocos e pode ser usada na preparação das famosas papas de aveia (basta cozinhar em lume brando com leite de soja ou água e adoçar a gosto), de bolos, biscoitos, pães, almôndegas, croquetes e em mueslis.
Pode ainda usar o grão e cozer no dobro de água, à semelhança do arroz. Com os grãos, de preferência biológicos e integrais, pode também preparar uma nutritiva bebida usando uma máquina de leite de soja. Outras opções para usufruir da aveia são utilizar a sua farinha na confeção de pães, bolos e biscoitos, ou usar o seu farelo em iogurtes, sopas ou outras preparações culinárias.

Tratamento de beleza

A aveia, sobretudo biológica, é um excelente aliado para manter a pele e o cabelo saudáveis, devido à presença de ácidos avénicos, ácido pantoténico (vitamina B5), ácido salicílico, vitaminas B1 e B2 e beta-glucanos.
É ideal para nutrir cabelos secos, finos e estragados, reforçando o couro cabeludo. Apresenta igualmente propriedades emolientes, nutritivas e refrescantes, que deixam a pele suave e hidratada, sendo por isso indicada para pele seca e delicada.
Por exemplo, com um infusão de aveia pode preparar-se um banho muito relaxante. É só juntar cerca de 1 litro de infusão à água do banho, obtendo um agradável efeito calmante. A tradição popular recomenda também banhos de aveia para peles secas, sensíveis, com zonas com comichão ou eritemas.
grao-aveiaA aveia é bastante hidratante, pois forma uma fina camada que retém a água fundamental (aquela que é a naturalmente encontrada na superfície da pele), protegendo e acalmando a pele irritada. É naturalmente um suavizante da pele que não destrói a camada hidrolipídica e protege das agressões externas. Equilibra de forma natural o PH da derme e proporciona uma pele saudável.
O extrato de aveia tem-se tornado, por conseguinte, num ingrediente muito procurado pela indústria cosmética. Atualmente pode usufruir deste excelente ingrediente em muitos produtos de higiene e cosmética natural, nomeadamente em champôs, géis de duche, sabonetes, loções e cremes.
O agradável aroma da aveia irá certamente ajudá-lo(a) a minimizar o impacto dos fatores externos a que hoje em dia a nossa pele e couro cabeludo estão facilmente expostos.



Inserido em: 2013.11.25 Última actualização: 2013.11.25

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Autores > Redatores > Cristina Rodrigues
Cereais e Sementes